quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prevenção: sempre a melhor medida em casos de intoxicação e contaminação alimentar

Avanços tecnológicos estão cada vez mais melhorando a capacidade de detectar e prevenir a intoxicação alimentar, pois diante de tantas perdas econômicas o consumidor exige a segurança dos alimentos que ingere.  Além de bactérias, e fungos, a intoxicação pode ser ocasionada também pela contaminação do solo com metais pesados que passa de organismo em organismo da cadeia alimentar até chegar ao homem. (2)
A fiscalização dos alimentos é realizada em parceria com os órgãos de vigilância sanitária estaduais, distritais e municipais das secretarias de Saúde, seguindo o princípio da descentralização. Esses órgãos verificam, por exemplo, a fabricação dos produtos, a qualidade das embalagens, a rotulagem e o armazenamento nos locais de venda. (1)
Porém, nem todos os alimentos alteram as características organolépticas quando infectados por alguma bactéria ou substancia tóxica, ficando assim mais difícil para o consumidor perceber se há algo errado. (1)
Para a se ter segurança do alimento ingerido, a  Anvisa e os demais órgãos de vigilância trabalham na fiscalização da qualidade de qualquer tipo de alimento comercializado.
Para auxiliar na alimentação do consumidor, a seguir estão os cuidados básicos com a compra, consumo e preparo dos alimentos:

  •Lave sempre as mãos depois de ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos. Se você tiver um ferimento nas mãos ou nos braços, proteja - o com esparadrapo e use luvas de borracha.
•Lave bem frutas e verduras em água corrente.
•Verifique se os alimentos estão sendo cozidos corretamente.
•Não compre carnes em locais em que elas estejam sem proteção, pois podem ser contaminadas por insetos, vermes e microorganismos.
•Ao requentar a comida, assegure que ela seja totalmente reaquecida.
•Fique atento à data de validade do produto.
•Não compre produtos com embalagens danificadas, como latas amassadas.
•Lanches rápidos devem ser consumidos imediatamente após o preparo. O armazenamento indevido de sanduíches em mochilas, por longos períodos, pode aumentar os riscos de contaminação.


Referências


1.    De olho na qualidade dos alimentos. Acessado em: 06/04/11. Disponível em: <http://www.brasilmedicina.com.br/noticias/pgnoticias_det.asp?Codigo=751&AreaSelect=4>
2.    Intoxicação alimentar. Acessado em 06/04/11. Disponível em: <http://www.selecoes.com.br/selecoes-e-voce/bem-estar/intoxicacao_alimentar_766.htm>


Postado por Louize Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário