quinta-feira, 24 de março de 2011

Toxicologia de Alimentos

A Toxicologia de Alimentos constitui uma sub-especialidade da Toxicologia com uma enorme relevância para a saúde humana, onde tem por objetivo analisar e definir quais alimentos têm ou não potencial de toxicidade. Essa toxicidade está diretamente relacionada com as características e condições da exposição tal como a natureza e concentração do agente tóxico presente no alimento, frequência com que o alimento é ingerido pela população, tempo com que o alimento vem sendo ingerido, via de introdução no organismo e suscetibilidade do organismo.(¹)
Tanto a dose quanto a susceptibilidade para intoxicação por um determinado contaminante variam de indivíduo para indivíduo envolvendo uma série de fatores, como saúde em geral, idade, estado imune entre outros.
A intoxicação alimentar se dá pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas e/ou metais, além de metabólitos tóxicos naturais do alimento.
Por ter a função de definir os limites e condições de exposição a um grau de contaminação considerados seguros, a Toxicologia de Alimentos é um ramo da ciência de grande importância, tendo influência direta nas boas práticas desde a produção até consumo de alimentos em geral. Vale lembrar que a noção de segurança absoluta é ilusória, isso porque o termo segurança pode ser definido com uma certeza razoável e assim, desde que a substância seja utilizada na quantidade e maneira corretas, podemos alcançar uma margem de segurança confiável.(²)

Referências

1.    MIDIO, A; MARTINS, I: Toxicologia de alimentos, 1ª edição; 2000
2.   Princípios gerais da toxicologia. Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/22803565/467520959/name/Aulas+de+Toxicologia+-+2009+%28Marcia%29.pdf Acessado em 26/03/2011.

Postado por Thamis Rodrigues Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário