sábado, 4 de junho de 2011

Caso clínico


W.S, 25 anos, chega ao hospital logo após sofrer uma convulsão enquanto disputava um campeonato de luta medieval, apresentando hemorragia na esclerótica. Suspeitando de intoxicação, foram realizados tratamentos suportivos como lavagem gástrica e a utilização de carvão ativado. Após várias hipóteses supostas pela equipe médica, foram realizados alguns exames, como ressonância (suspeita de hematoma subdural) e ultra sonografia (suspeita de câncer). Enquanto recebia os atendimentos necessários, foram surgindo outros sintomas, como vômito, taquicardia e bolhas no corpo, além de rabdomiólise, peliose hepática e endocardite, fatores essenciais para o diagnóstico. Só após a descoberta de que houve ingestão de cicuta, foi realizado um exame chamado cromatografia gasosa, que revelou grandes concentrações de piperidina, determinante para a finalização do caso.


Resultado dos exames:
Ressonância: negativo para hematoma subdural.
Ultra sonografia: negativo para câncer.
Cromatografia gasosa: altos níveis de piperidina.

 1- Qual a possível causa dos sintomas apresentados pelo paciente?
Como o paciente participava de lutas pode se presumir uso de esteróides anabolizantes em abuso, onde alguns sintomas clássicos são danos no fígado, insuficiência renal, hipertensão arterial, acne grave e tremor, que com a ingestão de cicuta teria acelerado o aparecimento desses efeitos prejudiciais, já que a cicuta pode provocar sintomas como rabdomiólise, insuficiência renal e danos hepáticos, como os observados pelo paciente (rabdomiólise e pelióse hepática).
            A rabdomiólise é uma destruição muscular geralmente causada por excesso de atividades musculares e é também indicadora de insuficiência renal. Já a pelióse hepática é uma doença hepática vascular induzida por drogas. É caracterizada por cavidades preenchidas por sangue que estão distribuídas randomicamente pelo lóbulo hepático. E por fim o uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana (infecção bacteriana do endocárdio).

2- O que significa o achado de piperidina na cromatografia gasosa?
A piperidina é um derivado da coniina, alcalóide de maior importância encontrado na cicuta. Ao encontrar altos níveis de piperidina na cromatografia gasosa, essa indica que realmente houve intoxicação por cicuta.

3- Qual o tratamento adequado?
Para o uso abusivo de esteróides usa-se em geral terapia de suporte combinado com a educação sobre possíveis sintomas de abstinência. Se os sintomas forem graves ou prolongados, medicamentos paliativos, como, antidepressivos e analgésicos, ou hospitalização pode ser necessário .
O tratamento de vitimas de envenenamento por cicuta consiste em: cuidados de suporte, incluindo entubação, sedação e ventilação, já que não existem antídotos conhecidos. O suporte respiratório, lavagem gástrica ou a administração de carvão ativado devem ser procedimentos aplicados o mais rápido possível. Pode-se recorrer ao uso de anticonvulsivantes quando tal se mostrar necessário.

4- Quais os sinais e sintomas prováveis da intoxicação por cicuta, sem a presença de esteróides?
Os alcalóides da cicuta têm um efeito tóxico sobre o ser humano. Atuam deprimindo a atividade autônoma ganglionar com um efeito preliminar sobre a medula espinhal, bloqueando os reflexos espinhais, e em grandes quantidades causam bloqueio neuromuscular, por ação sobre os receptores nicotínicos. Esta ação pode originar depressão respiratória e lesão cerebral por anóxia, com eventual morte num período de 24 horas após a ingestão. Apesar de rabdomiólise e insuficiência renal aguda associada a intoxicação por cicuta, verificou-se ainda que em envenenamentos sem efeitos tóxicos diretos, há um envolvimentos também de fígado e rins. A cicuta também pode causar asfixia agonizante com convulsões, acidose metabólica severa, bradicardia e hipotensão.

Referências


1-Disponível em: 



2- Disponível em: 
Acessado em 2 de junho de 2011.


3-Disponível em:


Acessado em 2 de junho de 2011.



Por Thamis R Soares

Um comentário: