sábado, 21 de maio de 2011

House MD: 6ª Temporada - Episódio 17 "Knight Fall"


Knight Fall

O episódio tem inicio com uma encenação medieval, que está ocorrendo em uma feira renascentista. Nesta, a rainha deveria escolher um cavaleiro para lutar contra o capitão da guarda real e o que saísse vencedor teria honra desta rainha.  O cavaleiro escolhido, Sr. William, consegue derrotar o capitão, mas logo após o final da luta, começa a passar mal e a cena é interrompida pelo “rei” ligando para uma ambulância a pedido de socorro.
            O paciente chega ao Princeton-Plainsboro, hospital da série, apresentando hemorragia esclerótica acompanhada de sinais de convulsão e enquanto recebia os primeiros cuidados pelo pronto socorro seu quadro clínico era debatido pelo Dr. House e sua equipe. Inicialmente duas suspeitas são levantadas, a de alergia causada por algum alimento e de hematoma subdural, a qual foi excluída após a realização de uma ressonância.
            Thirteen e Foreman vão até a feira renascentista a procura de evidências do incidente e encontram vômito na barraca de William que continha um olho de vaca, o qual sua ingestão foi atribuída a um ritual ocorrido na noite anterior, novamente indo a favor de uma intoxicação alimentar. Houve então o surgimento de bolhas na pele de William e após exames microscópicos foi descoberta a existência de bactérias do gênero Clostridium, porém outros sintomas não característicos de intoxicação alimentar começam a serem evidenciados, como dores no peito, ataques cardíacos e rabdomiólise.
Após inúmeras tentativas sem sucesso de diagnosticar o quadro clínico do paciente, House decide voltar à feira juntamente com Thirteen. Já na feira, ao sentirem um odor estranho, foram conduzidos ao local onde eram vendidas ervas e outros ingredientes. Após uma breve inspeção, House encontrou uma raiz a qual tem um alto poder tóxico e perguntou ao responsável pela loja se este havia vendido a alguém. Após confirmar que havia vendido, o homem da loja, além de alegar desconhecer a toxicidade da raiz, informou que teria sido o rei que a havia comprado para utilizar no mesmo ritual que William participou na noite em que vomitou em sua barraca.
Ao retornarem para o hospital, realizaram uma análise chamada cromatografia gasosa a qual indicou a presença de piperidina no sangue do paciente. A piperidina é um indicador biológico de intoxicação por cicuta, uma raiz muito confundida com “cenoura silvestre”. Confirmada parte do diagnóstico, deu-se inicio, então, ao tratamento com lavagem gástrica e carvão ativado, porém o estado do paciente ainda estava piorando.
Por fim, já que William participava de lutas, House chegou à conclusão de que havia grandes chances de o paciente ter feito uso abusivo de esteróides. Através da confirmação do uso pelo próprio paciente, o foi possível estabelecer o diagnóstico final de que a ingestão de cicuta por William teria acelerado o aparecimento dos efeitos prejudiciais do uso dos anabolizantes, caracterizados como piólise hepática, endocardite e rabdomiólise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário